5 motivos para investir agora em sistemas de gestão empresarial

Existem inúmeros tipos de sistemas para gestão empresarial para os mais variados processos e modelos de negócio. Aqui vamos focar em alguns em específico, os quais possuem funcionalidades que acreditamos serem essenciais em determinadas organizações pelo valor que podem agregar.

#1 Negócio mais rentável
Vamos começar falando sobre ERP (Enterprise Resource Planning); os sistemas de ERP são responsáveis por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o faturamento até o controle de maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional, integrado em uma única ferramenta. Ok, e porque a minha empresa deve investir nisto?
Ao utilizar um ERP a sua empresa passa a automatizar os processos que antes eram manuais, isto ocasiona uma diminuição no tempo de realização destes processos, e a atividade sendo automática, via software e não mais manual, passa a ter também menos erros de execução e desperdícios. Tudo isto, resulta em uma produtividade mais elevada, que por consequência gera um atendimento mais ágil as solicitações dos seus clientes.

erp

 

Sua empresa já utiliza um ERP e não identifica estes benefícios? Você acredita que ainda podem ser otimizados? Então está na hora de conhecer um novo sistema!

 

#2 Vantagem Competitiva
Utilizar um ERP dará a você a visibilidade e o controle de toda a sua organização em cada operação, e isto irá apoiá-lo em tomadas de decisão de curto prazo; mas, o ERP por si só não irá lhe mostrar tendências do seu negócio, sendo assim não poderá auxiliá-lo em tomadas de decisão que influenciem no médio e longo prazo, e como você deve saber, identificar tendências é muito importante, é a vantagem competitiva mais valiosa que uma empresa pode ter, então como podemos fazer isso? Duas palavras: Business Intelligence (BI), na tradução literal: Negócio Inteligente!
Os sistemas de BI (Business Intelligence) extraem as informações e dados operacionais do seu ERP e as transformam em modelos visuais. Estes modelos visuais podem ser gráficos de barras, grids, os famosos gráficos de “pizza”, entre muitos outros modelos; a questão crucial é que você é quem define a partir de quais dados você irá gerar estes gráficos, podendo ser feito comparativos; entre filiais, representantes, vendedores, períodos e etc. Ou seja, os sistemas de BI mostram apenas aquilo que você quer e precisa ver para tomar a decisão mais assertiva para o seu negócio!

 

bi


Seja qual for o seu negócio, você pode usufruir os benefícios desta ferramenta; esteja um passo a frente!

 

#3 Comunicação integrada para vendas efetivas
Se a sua empresa trabalha com uma equipe de vendas externas (representantes), esta aqui é especialmente para você! Quando os representantes da sua empresa vão fazer uma venda, eles provavelmente não acessam o sistema de ERP lá no cliente para fazer o pedido, correto? Porque, primeiramente estes representantes precisariam ter um acesso específico ao sistema; com usuários e senhas próprios, e também, porque precisariam ter conhecimento para fazer corretamente todo o processo no sistema, e isso acabaria implicando em custo e tempo para a empresa, que precisaria dar acesso do sistema, bem como treinamento, a todos os representantes.
O que geralmente ocorre, é que os representantes acabam fazendo este processo de modo manual, por algum formulário em word ou excel que posteriormente é enviado para o setor comercial da empresa, e este por sua vez lança o pedido no sistema. O grande problema  deste processo é que ele é falho, pois há uma grande probabilidade de ocorrerem erros que influenciarão na entrega ao cliente. Estes erros são provenientes de uma comunicação falha entre os representantes e o setor comercial da empresa, por exemplo: representante esqueceu de enviar o pedido, comercial esqueceu de lançar o pedido, e-mails que não chegam, comercial entendeu o pedido de uma maneira e era de outra, entre muitos outros.
Para atribuir agilidade e segurança nas vendas feitas pelos representantes, a sua empresa pode utilizar um sistema específico; mais simples que o ERP, focado para esta funcionalidade. Assim, o representante poderia utilizá-lo em seu smartphone ou tablet para lançar o pedido, que pela sua conexão com a internet iria direto para a empresa, reduzindo a possibilidade de erros e garantindo a entrega ao cliente.
Muitas empresas já aumentaram e atribuíram qualidade as suas vendas realizando este processo através de uma poderosa ferramenta, conheça!

 

4# Segurança e Agilidade
Documentos Fiscais Eletrônicos, você deve saber que precisa ter todos arquivados, não é?! Por documentos fiscais eletrônicos referimo-nos as NFe’s, CTe’s, NFSe’s e outros eventos relacionados as notas de entrada da sua empresa, você precisa ter todos estes documentos arquivados em caso de fiscalização. Se a sua empresa recebe várias notas em um dia, você deve estar se perguntando como fará para que todas elas sejam arquivadas em um mesmo local, sem que haja a menor possibilidade de algum destes arquivos se perder, ou mesmo estarem incorretos e fora dos padrões necessários e obrigatórios. Bom, existem sistemas de gestão que automatizam este processo; recebendo, validando com as secretarias da fazenda e prefeituras e armazenando-os em uma estrutura segura e de fácil acesso, para que você possa dormir tranquilamente a noite sabendo que se necessário você poderá encontrar com facilidade qualquer um destes documentos.

Este processo é extremamente importante e por isso você deve escolher uma boa ferramenta!

 

#5 Engajamento e integração
Sua empresa presta serviços e você tem dificuldade para monitorar e planejar o trabalho da sua equipe? Existem sistemas que podem te auxiliar; oferecendo uma plataforma na qual você, os seus funcionários e também os seus clientes poderão ter acesso, cada um com suas permissões específicas. Este sistema poderá ser utilizado para solicitação, acompanhamento e avaliação de serviços, relatórios gerenciais, acompanhamento de projetos, registros de atividades, tarefas, agenda, entre outras coisas.
Porém, para que as pessoas utilizem efetivamente a ferramenta, ela deverá oferecer ao usuário uma experiência empolgante, e não mais uma simples atividade rotineira e burocrática. O Effective TeamUp! é um sistema que utiliza a gamificação como forma de engajamento desses usuários, a gamificação é a prática de aplicar os elementos dos jogos em outras áreas, neste caso transformando as solicitações e chamados em missões e desafios de atendimento; as recompensas são alcançadas a partir da conquista de medalhas por pontuação adquirida pelos usuários.

Saiba mais sobre esta ferramenta!

 

Como dissemos no início, existem inúmeros tipos de sistemas para os mais variados processos e modelos de negócio, conheça todas as soluções que a Effective pode te oferecer!

 

Esta matéria foi publicada também pelo Portal dos Administradores, veja!

Na Effective desde 2011. Estudante de Administração, entusiasta da nova era do Marketing, ativista pelo fim das velhas ideias, apaixonada por literatura e cinema, e defensora da causa animal.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

// // evento Exit intent