Caxias do Sul recebe tecnologia de Internet das Coisas

Equipamentos possibilitarão que até 30 mil equipamentos possam se comunicar de forma simultânea

Publicado por COLETIVA em: 23/10/2018

Nesta semana, Caxias do Sul foi contemplada com antenas que possibilitarão a tecnologia chamada ‘Internet das Coisas (IoT)’ – uso de uma rede de comunicações de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem sensores e conexão e é capaz de coletar e transmitir dados – na cidade. Os materiais, viabilizados pela Trino Polo, entidade que reúne empresas de TI da região, cobrirão a maior parte da área urbana, permitindo que até 30 mil equipamentos possam se comunicar de forma simultânea.

Empresários

Ademar Scariot, Sandro Wegner, Thiarlei Macedo, Geraldine Fonseca, João Paulo Colleoni – (Foto: Rodrigo Onzi)

Dentre as cidades brasileiras, Caxias do Sul é a primeira a receber três aparelhos. Duas antenas já foram instaladas e garantem a cobertura de aproximadamente 80% da área urbana. Tal iniciativa possibilita que, mesmo equipamentos que estejam em áreas sem acesso à internet tradicional (celular, cabo ou wifi) possam continuar se comunicando em rede. Além disso, é uma plataforma livre, pública e gratuita para uso da comunidade.

Para o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, é um marco de transformação para Caxias do Sul se tornar uma cidade inteligente. “Esta ação está democratizando a tecnologia e o acesso à comunicação de dados para milhares de pequenas empresas do município, que sozinhas não teriam condições de prover uma infraestrutura tão sofisticada”, destacou.

A terceira antena será disponibilizada a partir de 23 de novembro, durante o evento ‘Desafio 48h de Inovação’, realizado com a proposta de criar e desenvolver soluções para a indústria, varejo e segurança da informação utilizando IoT. O encontro será aberto para empreendedores, programadores, designers, profissionais de comunicação e quem tiver interesse no assunto.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

// // evento Exit intent